Blog Owntec

A construção do conhecimento

O mundo vem passando por constantes e grandes mudanças nas mais diversas áreas. A cada instante surgem novas ideias, novos conceitos, novas concepções e novos produtos. Ao longo do texto, apresentamos como funciona a Pirâmide da Construção do Conhecimento.

Frente a isso, a busca constante por novas informações é cada vez mais intensa e necessária. Porém, além das informações do dia-a-dia, nos ambientes de formação profissional é necessário que conceitos e fundamentos técnicos científicos sejam tratados e constituam o conhecimento dos futuros profissionais na sua área de estudo.

Aprendizado significativo

Alguns estudiosos como William Glasser e Edgar Dale buscaram compreender como aprendemos e de que forma isso acontece. Como resultado de um esforço de aprendizagem, é necessário que aluno se aproprie do saber, que faça interação com o objeto de estudo e que o estudo seja significativo para ele. Isto ficou conhecido como Pirâmide da Construção do Conhecimento.

gráfico de pirâmide construção do conhecimento como aprendemos Pirâmide de aprendizagem de William Glasser

O aprender ocorre de várias formas, cada uma com intensidades diferentes. As atividades de formação devem possibilitar aos estudantes além de escutar, de ver e de ler sobre um determinado assunto, também falar a respeito, discutir, relatar, escrever, identificar, utilizar, interpretar, explicar, resumir. Trata-se de uma mudança de postura tanto do professor como do estudante na qual ele passa de uma postura passiva para uma postura ativa. Isso ocasiona grandes mudanças conforme pode ser observado na ilustração a seguir.

gráfico de barras construção do conhecimento pela ação Fonte: adaptado de William Glasser

O estudante como protagonista

Quando um estudante tem a possibilidade de discutir, de fazer, de praticar, ocorre uma maior apropriação do saber e tudo passa ter um significado diferente. Em um curso de engenharia como possibilitar que os estudantes tenham uma postura ativa e sejam protagonistas do processo? Não se trata apenas de uma mudança pontual, mas com certeza ter à disposição os meios e recursos didáticos que possibilitem além do discutir, o fazer na prática é uma das premissas básicas.

Assim, nós da Owntec acreditamos que possuir uma infraestrutura de laboratórios didáticos atualizados tecnologicamente e disponível aos estudantes é uma premissa fundamental, para uma formação profissional na qual, os estudantes possam agir de forma ativa e a construção do conhecimento seja significativa para eles.