Blog Owntec

Ensino Híbrido: nem presencial, nem a distância, híbrido

As tecnologias digitais podem colaborar com os processos de ensino e aprendizagem, porém apenas o uso da tecnologia não é suficiente. O modelo que combina o uso da tecnologia digital com as interações presenciais, visando à personalização do ensino, é aliado para facilitar a combinação do ensino online com o ensino presencial, denominado como ensino híbrido. Ensino híbrido é um método pedagógico que integra os pontos fortes do ambiente de sala de aula tradicional no mundo físico, e as atividades de aprendizagem em ambiente de aprendizagem virtual.

Comparação dos métodos de ensino

Em um estudo realizado pela CELDA (2016), com alunos e professores que foram submetidos aos métodos de ensino: hibrido, presencial e online; Puderam constatar que dos professores participantes, 53% preferem o sistema de ensino híbrido, enquanto 28% optam pelo ensino presencial e somente 20% escolhem o ensino online; Foi analisado também, que a grande maioria dos alunos, que já são “nativos digitais”, tendem a relatar altos níveis de satisfação com a aprendizagem mista (ensino híbrido) e expressam preferência por este tipo de aprendizagem sobre os outros, principalmente por perceberem utilidade e praticidade nele.

Com isto, tendo em vista que a educação sempre combinou em diversos espaços, tempos, públicos, atividades e metodologias, a personalização do ensino vem conquistando cada vez mais espaço nas instituições de ensino, tanto fundamental quanto superior. Após a categorização do ensino híbrido, este modelo de ensino veio a se tornar uma das maiores tendências da educação do século 21, fazendo então o uso de tecnologias para auxílio e imersão dos estudos, que promove a integração entre a educação e à tecnologia, algo que já permeia em tantos aspectos da vida do estudante.

ensino híbrido. nem presencial, nem a distância Nem presencial, nem a distância: Híbrido

Personalização do ensino

A personalização do ensino existe desde o início da educação. Ao buscar novas formas de ensinar e ao receber diversas influências, para assim, atender as necessidades e expectativas dos estudantes. De acordo com Lilian Bacich, pedagoga que estuda ensino híbrido em seu doutorado na USP, alguns dos educadores que mais influenciaram as salas de aula brasileiras, já traziam a preocupação de personalizar a educação, mesmo que usassem outros termos para descrever o conceito.

O brasileiro Paulo Freire, o patrono da educação brasileira, defendia que o aprendizado acontece de verdade quando o aluno é levado a compreender o que ocorre ao seu redor, a fazer suas próprias conexões e a construir um conhecimento que faça sentido para a sua vida. “Freire falava em aproximar o objeto de estudo a realidade do aluno”, isso também é personalização, afirma Bacich. Sendo esse, o denominado hoje como ensino híbrido.

O uso mais intensivo e estratégico de recursos tecnológicos na educação gerou o ensino híbrido, à la carte e virtual aprimorado.

Rotação

Dentro de um curso ou disciplina os alunos se revezam entre atividades pré-determinadas, sendo uma delas necessariamente virtual. Esse modelo apresenta quatro subtipos: rotação por estações, laboratório rotacional, sala de aula invertida e rotação individual. Na rotação por estações, diferentes atividades são propostas durante uma aula. A turma é dividida em subgrupos, que se revezam nas tarefas. No laboratório rotacional, o rodízio ocorre entre a sala de aula e um laboratório de informática. Duas das experiências que visitamos e que serão detalhadas a seguir praticam esses dois modelos. A sala de aula invertida é aquele modelo em que o aluno tem o primeiro contato com o conteúdo de forma virtual, fora da escola, e depois discute e tira dúvidas em aula. Já no modelo de rotação individual, cada aluno tem um roteiro individualizado e não participa necessariamente de todas as estações ou modalidades disponíveis.

Flex

Certas disciplinas e cursos têm o ensino online como sua espinha dorsal, mas os estudantes comparecem diariamente à escola ou universidade, com uma agenda flexível a ser cumprida, de acordo com os objetivos previamente estipulados. Aqui há um alto grau de personalização, uma vez que estudantes têm roteiro individual de aprendizagem e não são agrupados por séries. A arquitetura da sala de aula é bem flexível.

À la carte

Os alunos fazem cursos inteiros de maneira virtual. Têm um tutor online e, ao mesmo tempo, continuam a ter experiências educacionais em escolas tradicionais. Os alunos podem participar das aulas online tanto no campus físico como em outros lugares. Esse modelo pode ser aplicado, por exemplo, em uma disciplina avançada de língua estrangeira, em que o professor esteja disponível apenas virtualmente.

Virtual aprimorado

Ocorre basicamente online, em que encontros presenciais para acompanhamento ocorrem de maneira agendada entre tutores e alunos. Nele raramente alunos e professores se encontrarão todos os dias da semana.

Conclusão

Portanto, é fácil perceber por meio dos estudos que o ensino híbrido é uma metodologia eficaz a ser explorada pelas instituições de ensino, e também estimulada pelos professores. Os resultados apresentados por este método já foram evidenciados em diversos estudos, estes, que tem como foco a validação dos resultados obtidos, sendo diretamente ao público alvo, os alunos. Além de que o ensino híbrido colabora com a relação aluno professor, assim como, estimula a autoaprendizagem e autonomia. Este novo método de ensino conta também com novas oportunidades, abrindo portas aos novos estudantes, professores e profissionais da área por sua grande praticidade esse método utiliza de diversas tecnologias e ainda conta com plataformas de ensino online, trazendo assim, uma maior área de abrangência para as instituições e conforto para os alunos.