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Estudo de Instalações Pneumáticas

Cód. PN01

A bancada Estudo de Instalações Pneumáticas permite ao aluno reconhecer e classificar as principais características de instalações de quadros de distribuição eletropneumática

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Vista Isométrica

Descrição

O equipamento PN 01 - Estudo de Instalações Pneumáticas permite aos estudantes reconhecer e classificar as principais características de instalações de quadros de distribuição eletropneumática. O equipamento recebe a energia elétrica e o ar comprimido de uma fonte de alimentação e distribui para um ou mais circuitos pneumáticos.

Com este equipamento o aluno poderá iniciar o aprendizado sobre pneumática e eletropneumática, através dos módulos e suas combinações, com o objetivo de realizar simulações práticas da instalação de circuitos pneumáticos e comandos elétricos.

Características

O equipamento é constituído por um painel produzido em chapas de aço com pintura anticorrosiva, possui perfis estruturais em ambos os lados, que servem também de apoio para o encaixe dos módulos, permitindo que dois usuários realizem práticas ao mesmo tempo, além de pés niveladores para apoio em qualquer superfície. O painel permite a intercambialidade dos módulos, bastando encaixar em um perfil na posição desejada.

Em um dos lados da bancada, está localizado no canto superior o Quadro de Comando composto pela chave liga/desliga, botoeira de emergência, o contator modular, e demais componentes conforme imagem abaixo. O quadro de comando visa a distribuição da energia elétrica com a garantia da proteção do equipamento e dos usuários. A sua alimentação elétrica é realizada por um cabo multipolar, sendo a segurança integrada por um disjuntor termomagnético e um interruptor diferencial residual (IDR), para que em caso de que um dos módulos atue de forma a cortar a energia, a alimentação será cortada na bancada.

O equipamento permite a realização de práticas individuais contando com um Quadro de comando e seis linhas de encaixe para módulos.

Todos os módulos são construídos com chapas de aço com pintura eletrostática, possuindo bornes de segurança para os comandos elétricos, conexões dos componentes de pneumática e os elementos específicos de estudo, além de ter serigrafado em sua face as respectivas simbologias.

O equipamento PN 01 - Estudo de Instalações Pneumáticas apresenta como
características e especificações técnicas:

  • Estrutura: tipo painel (dever ser acomodado sobre uma mesa/bancada);
  • Pés niveladores;
  • Dimensões: 1160mm x 550mm x 1250mm (L x P x A);
  • Conjunto de 60 cabos de ligação com plug banana de segurança (2mm) sendo distribuído nas seguintes cores, quantidades e tamanhos: Vermelhos (10 unidades com 900 milímetros, 20 unidades com 300 milímetros e 10 unidades de 750 milímetros), Azuis (10 unidades com 750 milímetros e 10 unidades com 300 milímetros);
  • Conjunto de e 3 cabos de ligação com plug banana de segurança (4mm) na cor preta;
  • Conjunto de mangueiras 4mm para realização das montagens pneumáticas nas seguintes quantidades e tamanhos; 10 unidades com 20 centímetros, 25 unidades com 50 centímetros e 20 unidades com 1 metro);
  • Três vãos com perfil para encaixe para módulos nos dois lados do equipamento;
  • Um Quadro de Comando com botoeira liga/desliga, chave geral de energização com bloqueio, botão de emergência com trava, bornes para alimentação de energia com aterramento, contator modular com contato auxiliar, disjuntor termomagnético de 10 A e Interruptor diferencial residual (IDR);
  • Tensão elétrica: 220V - 60Hz; Tensão de operação 24Vcc;
  • Alimentação elétrica por cabo multipolar e plug industrial;
  • Manual didático e de operação;
  • Não acompanha compressor.

Módulos e quantidades fornecidas:
1 – Preparação de Ar;
1 – Painel Eletropneumático;
1 – Atuador Eletropneumático Duplo;
1 – Temporizador TON;
1 – Temporizador TOF;
1 – Contador Digital;
1 - Distribuidor;
1 – Válvulas Eletropneumáticas Mistas;
1 – Atuador Eletropneumático Simples;
1 – Unidade de vácuo;
2 – Distribuidor X;
1 – Válvulas E;
2 – Válvulas OU;
1 – Reguladores;
1 – Válvulas Pneumáticas Mistas;
1 – Válvulas Pneumáticas Iguais;
1 – Acionamento;
1 – Válvula Temporizadora;
1 – Atuador Pneumático Duplo;
1 – Atuador Pneumático Simples.

Os Módulos fornecidos são compostos pelos seguintes componentes:

Pneumáticos:

  • Bloco Distribuidor;
  • Cilindro de ação simples;
  • Cilindro de ação dupla;
  • Válvula direcional de 3/2 vias NF (Botão Pulsador);
  • Válvula direcional de 3/2 vias NF (Botão giratório com trava);
  • Válvula direcional de 3/2 vias NF (Botão cogumelo com trava);
  • Válvula direcional de 3/2 vias NF (rolete mecânico);
  • Válvula direcional de 3/2 vias NF (gatilho);
  • Válvula direcional de 3/2 vias NF (simples piloto);
  • Válvula direcional de 3/2 vias NA (simples piloto);
  • Válvula direcional de 3/2 vias NF (duplo piloto);
  • Válvula temporizadora de 3/2 vias;
  • Válvula direcional de 5/2 vias (simples piloto);
  • Válvula direcional de 5/2 vias (duplo piloto);
  • Válvula direcional de 5/3 vias (simples piloto);
  • Válvula reguladora de fluxo unidirecional;
  • Válvula alternadora (elemento OU);
  • Válvula de simultaneidade (elemento E);
  • Vacuômetro;
  • Válvula geradora de vácuo.

Eletropneumáticos:

  • Fonte de Alimentação estabilizada;
  • Distribuidor elétrico;
  • Eletroválvula direcional 3/2 vias NF;
  • Eletroválvula direcional 5/2 vias, com mola de reposição;
  • Eletroválvula direcional 5/2 vias, tipo memória;
  • Placa de botões de comando elétrico tipo 1;
  • Placa de botões de comando elétrico tipo 2;
  • Placa botão emergência;
  • Placa botão seletor;
  • Chave fim de curso;
  • Sensor de proximidade indutivo;
  • Sensor de proximidade Capacitivo;
  • Sensor de proximidade óptico;
  • Sensor de proximidade magnético;
  • Placa temporizador;
  • Placa contador digital.

Aplicações

O equipamento permite a realização de atividades teórico-práticas em Pneumática relacionadas à:

  1. Comando Direto;
  2. Comando Indireto;
  3. Comando Alternado;
  4. Comando Simultâneo CE;
  5. Comando Simultâneo SE;
  6. Comando Duplo Piloto Positivo;
  7. Comando Duplo Piloto com ciclo;
  8. Comando Sequencial A+B+A-B- (Com Temporizador);
  9. Comando Sequencial A+B+B-A- (Intuitivo);
  10. Comando Sequencial A+B+(C+B-)C-A- (Cascata);
  11. Gerador de Vácuo;
  12. Botão Liga – Desliga.

As abordagens teórico-práticas em Eletropneumática são relacionadas à:

  1. Comando Direto;
  2. Comando Indireto;
  3. Comando Alternado;
  4. Comando Simultâneo;
  5. Comando Duplo Piloto;
  6. Comando Duplo Piloto com ciclo;
  7. Lâmpadas e Temporizadores;
  8. Lâmpadas Lógicas;
  9. Comando Sequencial A+B+A-B- (Único Contator);
  10. Comando Sequencial A+B+B-A-;
  11. Botão Liga – Desliga.

Os procedimentos para realização destes ensaios são apresentados no manual do equipamento.